Home
 
Quem Somos
 
Serviços
 
Notícias
 
Vagas Disponíveis
 
Downloads
 
Fale Conosco
Notícias
 
Relacionamento interpessoal: uma via de mão dupla
 

Sim, nós sabemos que o bom relacionamento interpessoal é essencial às empresas e a todos de uma forma particular.    

A todo momento estamos cercados de pessoas, munidas com todas as suas diferenças, seja no trabalho com nossos colegas, em casa com familiares e, até mesmo em nosso círculo de amigos.    Somos seres sociáveis e, por isso, é essencial que saibamos manter estas conexões de forma positiva e permanente, gerando crescimento para ambas as partes.

O relacionamento interpessoal é fundamental em qualquer empresa, são as pessoas que movem os negócios, estão por trás dos números, lucros e todo bom resultado, daí a importância de se investir nas relações humanas.

Como podemos nos relacionar bem com diversos tipos de pessoas que pensam e agem diferentes de nós?    Aí está um importante detalhe a considerar: somos diferentes uns dos outros, temos ideias e sonhos diferentes e esta é a grande "carta na manga" do Relacionamento Interpessoal - Respeitar as diferenças e saber lidar com elas!

Para que esses relacionamentos sejam saudáveis e produtivos, podemos usar algumas atitudes para facilitar a interação, tornando possível o bom trabalho em equipe, apesar das nossas muitas diferenças:

  • Use a Empatia: coloque-se no lugar do outro, aprenda a ouvi-lo.
  • Seja assertivo: posicione-se em relação a algo, mas de forma respeitosa, clara, sem ofender o outro.
  • Seja cordial: seja gentil, solícito, educado com todos.
  • Comunique-se: cumprimente a todos, um "Bom dia" caloroso pode mudar o dia de alguém, inclusive o seu.     Esteja atento à linguagem não verbal, suas ações podem falar mais que suas palavras.
  • Seja ético: respeite os seus valores e lembre-se que os outros também possuem valores bem definidos e querem ser respeitados por isso, acredito que você também.
  • Respeite os outros: não somos iguais, temos nossas diferenças, e para garantir um clima saudável precisamos e devemos ser respeitá-las, sejam elas de qualquer natureza.
  • Não rotule: não é bom rotular as pessoas, principalmente se você não as conhece.    Antes de criar uma imagem a respeito de alguém, procure conhecê-la um pouco mais, a primeira impressão pode enganá-lo.

Por fim lembre-se que o equilíbrio a chave do sucesso nos relacionamentos:  não é necessário abrir a mão de tudo em favor do outro ou esperar que os outros façam tudo que você desejar ou que apenas o outro ou você fique bem, busque o equilíbrio.

 

Quando as pessoas estão engajadas para o alcance de um objetivo, a relação ganha-ganha prevalece.   Isso vale para todas as esferas de nossas vidas.

 

Bons relacionamentos para você!

 

(fonte: Silvestre Consultoria)