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Relacionamento Interpessoal e Administração de Conflitos

RELACIONAMENTO INTERPESSOAL E ADMINISTRAÇÃO DE CONFLITOS foi tema do treinamento conduzido pelo instrutor Claudio Jesus Silvestre, neste último final de semana em João Pessoa/PB.

O evento promovido e organizado pelo Sescoop/PA ocorreu nos dias 06 e 07/03, no Litoral Hotel, em João Pessoa/PB e contou com a participação de colaboradores da Unicred NNE, Creduni, Federalcred e Unicred João Pessoa.

O instrutor Claudio apresentou o tema aos participantes e destacou a importância de manter o desenvolvimento desta competência.   Durante o treinamento, os treinandos tiveram a oportunidade de fazer importantes reflexões e realizar exercícios de autoconhecimento.    A seguir uma breve abordagem do curso.

“Relacionamento Interpessoal é um conceito do âmbito da sociologia e psicologia que significa uma relação entre duas ou mais pessoas.    Este tipo de relacionamento é marcado pelo contexto onde ele está inserido, quer seja familiar, escolar, de trabalho ou de comunidade.

O conteúdo de um relacionamento interpessoal pode ser de vários níveis e envolver diferentes sentimentos como o amor, compaixão, amizade, etc.    Um relacionamento deste tipo também pode ser marcado por características e situações como competência, transações comerciais, inimizade, etc.    Um relacionamento pode ser determinado e alterado de acordo com um conflito interpessoal, que surge de uma divergência entre dois ou mais indivíduos.

Relacionar-se bem é ter uma inesgotável fonte de entendimento das pessoas, de tal forma que possam compartilhar aquilo que sabem e sentem.   Dois componentes importantes para se estabelecer um bom relacionamento interpessoal são: a PERCEPÇÃO e a COMUNICAÇÃO.   

A competência para estabelecer relações de qualidade tem sido cada vez mais valorizada no contexto empresarial.    O bom relacionamento interpessoal torna o ambiente agradável e estimulante, permitindo trabalhos cooperativos, unindo competências técnicas e pessoais os resultados serão alcançados de forma satisfatória e mais rápida.       A competência interpessoal possibilita novas atitudes e comportamentos de todos os envolvidos com a organização, permitindo que as necessidades dos clientes internos e externos sejam atendidas, se traduzindo, portanto, em importante ferramenta estratégica para a sustentabilidade dos negócios

Estudos apontam que as pessoas que conseguem manter qualidade na esfera do relacionamento interpessoal potencializam o desenvolvimento próprio e da empresa a qual servem. “

(fonte:  Silvestre Consultoria)