Que o mercado de trabalho está mais acirrado e concorrido do que nunca todos já sabemos e não seria novidade tratarmos este ponto neste artigo, mas existem perfis que se destacam dentre os candidatos.
A procura por "talentos" cada vez mais "completos" é muito grande!
O que um candidato teria que ter para ser considerado um desses "talentos" em uma seleção?
Formação superior, pós, MBA's, inglês e outros quesitos técnicos, além da experiência com certeza contam bastante, mas as competências comportamentais são as que mais influenciam no desenvolvimento do nosso trabalho dentro das empresas.
Pensando nisso montei essa lista apresentando quais as competências mais admiradas e procuradas pelos recrutadores nos processos seletivos.
Capacidade de adaptação e flexibilidade - RESILIÊNCIA
Adaptar-se oportunamente às diferentes exigências do meio, sendo capaz de rever sua postura diante de novas realidades.
Liderança
Canaliza os esforços grupais de forma a atingir ou superar os objetivos organizacionais, estabelecendo um clima motivador, formando parcerias e estimulando o desenvolvimento da equipe.
Orientação para resultados
Trabalha sob a orientação e metas, focando os resultados a alcançar.
Relacionamento interpessoal
Ter empatia ao interagir com as pessoas.
Comunicação e interação
Facilidade para ouvir, processar e compreender a mensagem. Facilidade para transmitir e argumentar com coerência e clareza, promovendo feedback sempre que necessário.
Trabalho em equipe
Desenvolve ações compartilhadas, catalisando esforços e obtendo resultados por meio da cooperação mútua.
Criatividade e inovação
Concebe e adota soluções inovadoras, viáveis e adequadas para as situações apresentadas.
Motivação e energia para o trabalho
Demonstra interesse e energia pelas atividades que executa, tomando iniciativas e mantendo atitude de disponibilidade.
Capacidade empreendedora e negocial
Identifica novas oportunidades de ação e capacidade para propõe e implementa soluções aos problemas e necessidades.
Planejamento e organização
Planeja e organiza as ações para o trabalho, atingindo resultados por meio do estabelecimento de prioridades, metas tangíveis, mensuráveis e dentro de critérios de desempenho válidos.
Tomada de decisão
Busca e seleciona alternativas, identificando a que garanta o melhor resultado, cumprindo prazos definidos e considerando limites e riscos.
Visão sistêmica
Percebe a interação e a interdependência das partes que compõem o todo, visualizando tendências e possíveis ações capazes de influenciar o futuro.
O bom humor também é algo muito apreciado dentro das empresas.
Além de o trabalho fluir melhor, o ambiente fica mais leve.
Vamos agora fazer uma análise e ver quais competências são nosso "forte" e quais devemos trabalhar. Pontos a desenvolver todos nós temos, o importante é termos a humildade de identificar e buscar desenvolver. Só temos a ganhar com isso!
Como podemos desenvolver nossos "pontos fracos"?
O primeiro passo após identificar quais são é começar a trabalhar no sentido de amenizar e desenvolver cada competência. Para isso existem ferramentas de adaptação, autoconhecimento e desenvolvimento, que podem auxiliar nesta análise.
A metodologia de análise DISC é bastante utilizada para fins de autoconhecimento.
(fonte: artigos diversos pesquisados na internet)