Notícias
A velocidade da informação nas redes sociais.

Você já pensou na velocidade das informações nas redes sociais?

Postamos uma opinião ou uma imagem e rapidamente pessoas de qualquer lugar do mundo "curtem", "compartilham" e dão opiniões.

Você já pensou no impacto de tudo isso?

Caro leitor, nós da Silvestre Consultoria, assim como, muitas outras empresas que atuam no mesmo mercado, utilizamos as redes sociais para captar candidatos.

E, é com bastante frequencia, podemos perceber que muitas pessoas ainda são bastante descuidadas com a sua imagem neste meio.   Talvez, por ter a sensação de que este mundo digital é um lugar diferente onde se pode tudo, acabam se expondo demais e de forma inadequada quer seja postando opiniões, fotos, ideias, etc... o que leva a quem tem acesso a ter uma imagem do usuário.

Gostaria de compartilhar com vocês uma percepção:  As pessoas acabam se mostrando nas redes sociais como realmente são.

No passado, não muito distante, tivemos um candidato que postou críticas em um anuncio de emprego que publicamos no Linkedin e, apesar desta pessoa estar pré-aprovada para a posição, nosso cliente, a empresa contratante, que antes de nós mesmos teve acesso ao conteúdo postado pelo candidato, pediu para que fosse encerrada a participação desta pessoa por não gostar do comportamento, das palavras ou do tom das críticas que foram usadas e, salientou: "Ele não tem perfil comportamental aderente aos nossos negócios".   Foi uma pena, mas, não tínhamos argumentos para reverter estaa situação e realmente liberamos o candidato.

É impossível pensar em imagem pessoal sem pensar nas redes sociais.  

De nada adianta cuidar do seu visual e da sua postura se o seu perfil nas redes sociais comunicar exatamente o contrário.   

O que você compartilha com seus amigos no Linkedin, no Twitter, no Facebook ou em qualquer outra rede pode ser visto também por pessoas-chave do seu universo profissional. Não estou dizendo precisamos abandonar a praticidade e rapidez do mundo virtual, que nos mantém conectados com amigos e familiares distantes, diminuindo um pouquinho a saudade. Mas precisamos nos conscientizar sobre a importância de cuidar da nossa imagem  no ambiente digital.

Por isso, talvez sendo repetitivo, vamos dar algumas dicas para você construir uma imagem coerente com seus valores e objetivos também nas redes sociais:

  • É importante ser verdadeiro e ativo nas redes sociais e mostrar uma imagem que condiz com seu histórico profissional e suas experiências pessoais.   Não tente parecer o que não é, cedo ou tarde as pessoas perceberão.
  • Você pode usar a atividade on-line das redes sociais a seu favor.   Poste opiniões e textos que dizem respeito à sua profissão e use uma linguagem adequada.   Esta ferramenta é muito rápida por isso todo o cuidado ainda é pouco.
  • A palavra escrita pode soar de forma mais áspera do que realmente é.
  • Cuidado com os erros de português.   Não é porque você está em um ambiente digital que não precisa escrever corretamente.
  • Não use as redes sociais para falar mal da empresa onde trabalha ou mesmo das pessoas com as quais convive.     Algumas postagens podem ser bastante prejudiciais a sua própria imagem. Não faça postagens deste tipo mesmo se o seu perfil for bloqueado, afinal, sempre há um amigo que conhece outro amigo… que é primo de alguém....    A rede está ao alcance de todos e fica impossível controlar o desdobramento da informação quando ela se torna pública.
  • Não escreva on-line aquilo que não falaria pessoalmente. 
  • Evite palavrões e mensagens ofensivas a quem quer que seja.   Comentários racistas ou qualquer outro tipo de preconceito continuam configurando crime mesmo nas redes sociais.
  • Cuidado com as fotos e vídeos que insere.   Imagens com bebidas alcoólicas, por exemplo, podem contar pontos contra você em um processo seletivo se vistas pelo recrutador da empresa.
  • E por falar em imagens, é simpático perguntar se você pode compartilhar nas redes sociais fotos que tirou de outras pessoas.
  • Evite divulgar informações particulares. Por exemplo: é sempre melhor combinar encontros em mensagens privadas ou por telefone.

(por:  Tania R. Silvestre)